medicos atendendo gatinho 2

Qual é a melhor hora para se organizar?

Muitos gestores de clínicas veterinárias se perguntam quando é a melhor hora para se organizar. Quando buscam se aprimorar, levar a clínica para um novo patamar, conseguir ter clientes mais satisfeitos, alcançar melhores resultados, o que é melhor fazer primeiro?

Será que é melhor tomar ações de marketing antes de se ocupar com questões de organização?

Veja o cenário de uma clínica que contrata uma agência de publicidade que cria e implementa uma  campanha de marketing e atrai muitos clientes. Mas a clínica ainda não tem estrutura para atendê-los: lá trabalham poucos médicos veterinários, há poucas salas de atendimento, a recepção ainda não tem uma boa rotina. O que acontece é que, ao invés de crescer, melhorar o faturamento, o efeito é inverso ao que se deseja. Clientes insatisfeitos, um boca a boca negativo e assim por diante.

Uma clínica pequena ou média que tem a meta de crescer, atender mais pets, oferecer melhores serviços, precisa se organizar. Precisa ter eficiência. Precisa de rotinas definidas e uma equipe que se comunica, que transmite mensagens de modo eficaz.

É fundamental ter um método de organização que funcione. Um método capaz de trazer uma nova forma de pensar e agir e que proporcione rotinas mais assertivas, o planejamento mais realista, o olhar mais cauteloso e que também evite gastos desnecessários e desperdícios.

Na @OrganizingNow costumamos dizer que “decisões trazem consequências”. Ao nos depararmos com situações de desorganização, precisamos tomar uma boa decisão. Encontrar um bom método, que seja simples de usar e que promova as consequências que esperamos.

Minimizar interrupções e distrações: ouvir atentamente o que o tutor tem a dizer e prontamente trazer soluções viáveis, passar informações corretas ao médico veterinário para que sua atitude seja assertiva. Ter uma equipe que entende que uns dependem dos outros e mais que isso, um líder que motiva esta equipe.

Ter em mente e colocar em prática situações de ordem: cada instrumento deve estar em seu lugar, acessível na hora do uso; não empurrar decisões, nem atrasar respostas que estão sendo esperadas. Estas são algumas questões de organização e que quando olhadas com seriedade permitem que a clínica veterinária possa ter um bom caminho na direção do crescimento.

Flexibilidade e disciplina andam juntas para trazer harmonia. E equilíbrio para fazer as melhores escolhas. A hora de organizar é agora.

Se sua clínica está querendo crescer, marque um encontro conosco.

Deixe um comentário