5S Para Linked In 2

O 5S faz parte do arsenal de organização de sua empresa?

Você conhece o 5S? Já usa este método de organização?

Neste artigo falaremos sobre o método 5S de organização que contribui de forma simples e prática para a ordem das coisas, ferramentas, objetos, instrumentos, etc etc.

A Organizing Now desenvolveu o CHEF – método de organização, que visa possibilitar a eficiência, a organização e a produtividade. O método possui 4 pilares: Ordem, Radar, Jornada e Equipe, cada qual com seus elementos e ferramentas auxiliares.

O método 5S faz parte do pilar Ordem. Neste pilar há 3 elementos: a ordem pessoal (projetos pessoais, família, cuidados com saúde), a ordem interpessoal (nossos relacionamentos pessoais e profissionais) e a ordem das coisas. Logicamente eles estão totalmente interligados.

Os conceitos do 5S são nomeados em japonês, sempre começando com a letra S: Seiri (Classificação, Seleção, Utilização), Seiton (Ordem, Organização), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Padronização) e Shitsuke (Disciplina, Autodisciplina), os 5 Sensos. Gosto de chamá-los de “bom senso”. Eles abordam uma forma especial de olhar para as coisas que usamos em nosso dia a dia, pessoal ou profissionalmente. A ideia básica é ter nossos materiais de uma forma que faça sentido: onde colocar, de que forma colocar, padronizar, manter a limpeza, a disciplina e diminuir desperdícios.

O 5S vai melhorar a produtividade ao criar um ambiente de trabalho organizado, eficiente e seguro, incentivando práticas disciplinadas e a participação ativa dos colaboradores na gestão da qualidade e eficiência.

O engajamento da equipe é fundamental para que este método seja aproveitado em sua totalidade: uma prática onde todos são co-responsáveis por manter o ambiente próprio para o trabalho. As coisas no lugar certo e acessíveis a quem precisa usar.

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